A HISTÓRIA, QUE CONDICIONA O DNA DO INDEEA

O Instituto de Desenvolvimento de Empreendedores, Empresários e Autônomos foi estruturado no primeiro semestre de 2010 por Getulio Ponce Dias e Rogério Vargas, incorporando Sérgio Almeida Dias em sequência.

Para oferecer um ambiente adequado às suas propostas e facilitar a aproximação de outros profissionais, incorporou um know-how, experiências e uma capacidade para estruturar know-why que conta uma história de mais de 30 anos.

Consideramos que o know how do INDEEA se iniciou na primeira metade dos anos 1970, quando chegou ao Brasil Jorge Chapiro e o emprego ainda era o principal meio de remuneração e geração de prazer (futuro) e as pessoas se imaginavam em um emprego ao longo de toda a vida.

Nesse período, Getulio rompia os paradigmas do emprego estável, demitindo-se do Banco do Brasil, para atuar como profissional em pequena empresa prestadora de serviços.

Logo após, Rogério se iniciava em atividades estruturantes para o chamado segmento de small business, através do Citibank, vivenciando o ambiente de empresários e empresas.

Sérgio trabalhava como empreendedor na área de informática, desenvolvendo softwares para pequenos negócios que se mostraram, mais tarde, pioneiros em seus segmentos, hoje usando siglas como CRM e ERP.

Nessas décadas, o mercado ainda não adotava rótulos para trabalhos focados em pessoas ou micro unidades, como acontece hoje. Palavras como coaching, terceirizações de processos, PJs e outras não eram parte do vocabulário das Organizações, mas o fato de não existirem rótulos não significa que não existiam demandas.

Nos anos 1990, com a consolidação da chamada abertura política que sempre requer maior abertura econômica, surgem oportunidades para prestadores de serviços cada vez mais especializados.

Já nos anos 2000, evoluiram propostas para pequenos negócios e empreendedores, estimulando o desenvolvimento de instituições como o SEBRAE e ENDEAVOR.

Tudo isto foi se entrelaçando e acelerando, mais recentemente com a difusão das redes sociais que, somadas às pressões por mudanças nos modelos de trabalho tradicionais, demandam a formação de profissionais autônomos e a transformação de pequenos prestadores de serviço, com alta especialização, em negócios autônomos.

Pela própria natureza e pela rapidez com que os elementos de mercado e as tecnologias se transformam, estas demandas não encontram respostas a tempo e a hora nos meios acadêmicos. Além disto, as Universidades, com raras exceções, continuam a formar pessoas para trabalharem como empregados, nos moldes do século XIX e, tudo isso, em um mercado de trabalho que cada vez oferece – proporcionalmente – menor número de vagas para empregados.

Estamos em um novo ciclo, onde todo esse processo evolutivo permite, à geração que chega, a construção para um novo contrato profissional, através do qual se possa derivar maior prazer com o que faz e do ambiente onde se faz, ainda que menos previsível. Este vídeo, ainda atual, de 2012, ilustra bem este fenômeno:

All work and all play (legendado) from Box1824 on Vimeo.

Obtenha mais informações sobre as Empresas em que trabalhamos, clicando nos pontos em destaque.

Aproveite e mande sua demanda para nós, clicando aqui. Ou se preferir, preencha nosso Formulário.
  • Assessorias individuais

    Os Entregáveis do INDEEA

    Transmitimos técnicas a partir de situações vividas pelos clientes, ou de simulações.


    Saiba mais
  • automação

    Os Entregáveis do INDEEA

    Escolha de softwares e/ou capacitação para seu uso, compatíveis com o negócio
    e os potenciais de mercado alvo.


    Saiba mais
  • Estruturação econômica e financeira do negócio

    Os Entregáveis do INDEEA

    Com ou sem business plan.


    Saiba mais